Imprensa

Os vinhos de S. José de Peramanca são notícia em diversos meios de comunicação social. Veja aqui os mais recentes.
Tinto Velho Mundo - Pêra Grave Reserva Tinto 2011
Image
"Vinhos portugueses brilham em concurso no Brasil - Vinhos portugueses brilham em concurso no Brasil".
in Vinhos portugueses brilham em concurso no Brasil
Pêra-Grave na ExpoVinis Brasil
Image
"A 19ª edição do ExpoVinis Brasil, maior feira de vinhos da América Latina, que aconteceu em São Paulo, de 22 a 24 de Abril, distingue anualmente os 10 Melhores Vinhos do evento... Na categoria de "Tinto Velho Mundo - Península Ibérica", o tinto alentejano Pêra-Grave Reserva 2011 (da Quinta de São José de Peramanca, ao pé de Évora) conseguiu a palma..."
in Instituto da Vinha e do Vinho
Pêra-Velha Grande Reserva 2010
Image

"Nasceu o vinho Pêra-Velha na quinta da "família Grave""
"A nova marca está aí. Chama-se “Pêra Velha” e o próprio empresário admite tratar-se de um vinho para momentos especiais. Edição limitada a 2400 garrafas ..."
in Diário do Sul

REGIÃO DE PERAMANCA E RÚSSIA: UMA LIGAÇÃO JÁ SECULAR
Image

Já no século XVIII, o rei D.João V reconhece a excelência do Pera Manca ao mandar servir este vinho num banquete, "com o melhor que existia no reino”, em honra do então Encarregado de Negócios da Rússia. O entusiasmo deste conhecido gourmet leva a que o manarca decrete que o vinho de Pera Manca "só" seria enviado para a Corte, em Lisboa, e para a Corte do Czar, na Rússia.

MEMÓRIAS AGRÍCOLAS DE ÉVORA, POR MANUEL PRATES CANELAS, ENG.º AGRÓNOMO
Image

Que o vinho do Peramanca foi reconhecido como famoso, e produzido, junto ao ribeiro que lhe deu o nome, durante mais de 600 anos, não restam quaisquer duvidas e está bem, e suficientemente, comprovado.
in Diário do Sul

Na carta militar, reimpressa pelos serviços cartográficos do exército em 1965, demarquei a bacia de receção do ribeiro do Peramanca, cujo último troço, após a junção de dois ramos principais, se lança no ribeiro do Valverde, próximo da ex-Escola de regentes agrícolas da mitra, ribeiro este afluente do Rio Xarrama.

OS VINHOS PRODUZIDOS NA REGIÃO DE PERAMANCA SEMPRE SE IMPUSERAM NO MERCADO PELA QUALIDADE
Image
"Segundo o proprietário da Quinta de S. José de Peramanca, João Grave, "a nossa preocupação, em todos os nossos vinhos, é ter uma boa relação qualidade-preço", reforçando que "os vinhos para o segmento de preço onde estão colocados, sejam uma referência de qualidade no panorama de vinhos do Alentejo e do país".
in Diário do Sul
OS VINHOS DA QUINTA DE S. JOSÉ DE PERAMANCA:
A região tem tradição na produção de vinhos, que remonta à época da ocupação romana
Image

Adquirida há 100 anos pelo avô do seu atual proprietário, João Grave, já viu nascer quatro gerações desta família, tradicionalmente ligada à arte equestre e aos toiros. Por isso não é de estranhar que nos seus 34 hectares também se faça a criação de cavalos. João Grave ficou com a quinta após o processo de partilhas e decidiu optar pela produção de vinhos como forma de rentabilizar a propriedade, uma escolha lógica devido à tradição de qualidade da pequena região onde se insere. O seu nome – Peramanca – tem origem na designação “pedra manca”, que significa “pedra oscilante”, formações de rocha que terão existido nesta zona.
in Revista Unibanco, 2012

Família Grave: há cem anos na Qta. De S. José de Peramanca relança a tradição dos vinhos nesta região
Image

"Trata-se da continuação de uma história de prestígio interrompida. Uma continuação ainda recente mas que já está a marcar posição no mercado vinícola nacional. O novo Pêra Grave tinto ainda não foi engarrafado e já ganhou uma medalha de prata no Concurso Mundial de Bruxelas. Para João Grave esta distinção constitui um grande motivo de orgulho dado que “concorreu com vinhos que têm já vários anos de garrafa e mesmo assim conseguiu marcar”. Também o Pêra Grave Branco 2011 arrecadou uma medalha de prata no concurso. A primeira distinção do Pêra Grave no branco, cujas vinhas foram plantada bastante mais tarde do que as tintas."
in Revista Pontos de Vista, Julho, 2012

NO BERÇO DO VINHO: Quinta de São José de Peramanca
Image
"E o que é que caracteriza os vinhos de Peramanca? Bom, são vinhos robustos, de forte carácter, mas muito fáceis de beber e pelo qual as pessoas facilmente se encantam", explicou o produtor.
"Esta região dá uma caracteristica e uma personalidade muito própria aos vinhos", o que terá sido determinante para tão longo sucesso, numa região que já na época da ocupação romana era conhecida pela produção de vinhos."
in Mais Alentejo